Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Roberto Carlos na OCA


Exposição Roberto Carlos - 50 Anos de Música: Mostra na Oca abre para o público às 19h de sexta-feira (dia 5)

Ocupando três andares, além do subsolo do prédio da OCA, no Parque do Ibirapuera, a exposição Roberto Carlos - 50 anos de Música abre oficialmente às 19h desta sexta-feira (5). Parte das comemorações das cinco décadas de carreira de um dos músicos mais populares do Brasil, a mostra, com curadoria de Dody Sirena, empresário do rei há 18 anos, e Marcello Dantas, reúne documentos, imagens, vídeos, instalações e depoimentos sobre a trajetória do Rei desde a assinatura de seu primeiro contrato até os shows em cruzeiros temáticos.

Em cartaz até o dia 8 de maio, a exposição, ideia do próprio Roberto Carlos, é dividida por temas que fazem parte da carreira do Rei. Entre eles, estão:

A Jovem Guarda
Em 1965, Roberto Carlos foi convidado a apresentar um novo programa na TV Record, batizado de Jovem Guarda, e que deu nome ao movimento. A atração logo se tornou líder de audiência, passou a lançar tendências e criou uma ligação imediata com o público jovem, que encontrou nele uma referência. Um documentário inédito dirigido por Carlos Nader registra o período.

As lembranças de Cachoeiro do Itapemirim
O rio, o canto de aves, o verde por toda parte são lembranças guardadas no coração de Roberto Carlos, apelidado na infância de Zunguinha. Sua cidade natal, no Espírito Santo, foi imortalizada na música Meu pequeno Cachoeiro, em que fala da saudade “da doce terra” em que nasceu. O documentário inédito de Raquel Couto traz imagens da cidade, depoimentos de habitantes e de Roberto Carlos falando sobre sua infância.

O grande amigo e parceiro Erasmo Carlos
A amizade e os amigos estão entre os valores mais importantes na vida de Roberto Carlos. Com eles, transformou a música e falou de sentimentos, aventura e lembranças. Erasmo Carlos é um nome especial há mais de cinco décadas. Em 1977, a parceria de longa data era celebrada com a música Amigo: “Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas”. Juntos, criaram músicas que traduzem momentos e se tornaram clássicos da música brasileira. Documentário dirigido por Carlos Nader.

Exposição Roberto Carlos - 50 Anos de Música: Retrospectiva da carreira do Rei desde os tempos da Jovem Guarda

O gosto pelos carros e caminhões
Estarão expostos alguns dos carros da coleção do Rei, como o Calhambeque, um Cadillac, um LTD e uma Mercedes-Benz 1978 prateada. A cabine de um caminhão especialmente adaptado para a mostra exibirá o clipe de “Caminhoneiro”, sucesso de 1984.

Os duetos com grandes artistas e amigos
Duetos com convidados especiais criaram momentos musicais marcantes na carreira de Roberto Carlos. O Rei já dividiu o palco com artistas dos mais diversos estilos, em parcerias que trazem emoção, bom humor, lembranças e histórias. Serão relembrados em outros os encontros com Tom Jobim, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Hebe Camargo, Luciano Pavarotti, Wanderléa, Gal Costa e Chitãozinho e Xororó, entre outros.

O gosto pelo aventura
Presentes nas cenas selecionadas, e pela primeira vez restauradas digitalmente, os três filmes de aventura que protagonizou: Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura (de 1968, com Wanderléa, José Lewgoy e Reginaldo Farias), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (de 1970, com Erasmo Carlos e Wanderléa) e Roberto Carlos a 300km por hora (de 1971, com Erasmo Carlos e Reginaldo Farias). Nas superproduções, a ação é acompanhada por música do artista, de parcerias com Erasmo Carlos e outros compositores. Elas trazem sequências espetaculares, como a que mostra o Rei num vôo de helicóptero no interior de um túnel no Rio de Janeiro. Brasil, Japão, EUA e Israel aparecem entre as locações da trilogia, dirigida por Roberto Farias.

A discografia completa do Rei
Reunidos pela primeira vez, todos os discos gravados em português, espanhol, italiano, francês e inglês. A discografia digitalizada terá 9 telas touchscreen onde o visitante toca no disco que quer ouvir, abre uma janela com todas as músicas e escolhe a faixa que poderá ser escutada na íntegra. São 90 discos, sendo 37 internacionais, com 984 músicas no total. Só não entram as coletâneas.

A fé - Sempre presente na obra do artista
Desde a infância, a fé acompanha Roberto Carlos. Em orações, no pensamento, na força que proporciona e ajuda a superar barreiras. E, também, em sua música. Um minidocumentário dirigido por Raquel Couto terá canções como Jesus Cristo, A Montanha, Fé e outras.

O estúdio de gravação
Estúdios são espaços muito especiais na carreira de Roberto Carlos. A excelência e o apuro técnicos sempre foram uma exigência e parte da riqueza sonora da obra do artista. Em 1998, um sonho foi realizado, e Roberto Carlos inaugurou no Rio de Janeiro seu próprio estúdio, batizado de Amigo. É nele que são feitas todas as gravações e mixagens. Nesta experiência que reproduz um estúdio, o visitante poderá mixar os instrumentos de três canções escolhidas por Roberto Carlos: Detalhes, Emoções e Jesus Cristo.

Exposição Roberto Carlos - 50 Anos de Música: Público poderá cantar em karaokê e fazer palavras cruzadas com as músicas do Rei

Contribuições dos internautas
Por meio de um hotsite, os fãs internautas do Rei enviaram centenas de contribuições: vídeos, fotos, slideshows, etc. O jornalista Marcelo Tas, grande admirador do artista e um especialista em novas mídias, foi convidado para editar esse material, que será apresentado em primeira mão na mostra. É o público de Roberto Carlos ligado na Internet envolvido diretamente no conteúdo da exposição com seus presentes virtuais.

Karaokê
O público terá quatro estações para cantar a música Eu Quero Apenas (Eu quero ter um milhão de amigos...). Cada visitante que participar da brincadeira receberá uma senha e poderá baixar a gravação em um site que será informado.

Flores
A primeira vez foi em 1979 e, desde então, oferecer flores a fãs se tornou uma marca registrada dos shows de Roberto Carlos. A ideia foi da maquiadora Neide de Paula, que o acompanha até hoje. O gesto simbólico estende o carinho do artista a seu público. Na exposição, os produtores de flores de Holambra doarão, semanalmente, 2100 rosas vermelhas que formarão um jardim em homenagem aos fãs do artista.

Um calhambeque na estrada de Santos
Os visitantes poderão tirar uma foto ao lado de um calhambeque tendo por fundo as curvas da estrada de Santos.

Meio-ambiente
Vídeos, depoimentos e simulações digitais sobre: o amor pela natureza e a preocupação com a preservação do meio ambiente e o mar, presença constante no Rio de Janeiro, onde vive, grava e iniciou a carreira, e o imenso cenário dos shows que realiza em transatlânticos

Além de todas essas atrações, o público poderá testar seus conhecimentos sobre as canções do Rei em uma brincadeira de palavras cruzadas com as célebres frases de diversas músicas de Roberto Carlos e também rever as apresentações do Rei nos palcos de apresentadores famosos como Jô Soares e Chico Anysio e em programas de TV como A Grande Família.
SERVIÇO

ROBERTO CARLOS - 50 ANOS DE MÚSICA
OCA
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 03, Parque Ibirapuera, tel. 3078-5988
A partir das 19h, de 5 de março
De terça a domingo das 10h às 21h
Até 8 de maio

EXCEPCIONALMENTE NA SEGUNDA, DIA 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, A EXPOSIÇÃO PERMANECERÁ ABERTA NO HORÁRIO NORMAL.

R$ 5,00 (preço promocional, para terças e quartas-feiras) e R$ 20,00 (de quinta a domingo)
Meia entrada para estudantes. Maiores de 60 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário