Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Língua Portuguesa

Dados da Universidade do Texas, nos Estados Unidos (1995), a Língua Portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo. A pesquisa diz que mais de 170 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo falam a nossa língua. E, 12 milhões de pessoas utilizam o português como segunda língua.

Enquanto pesquisas na Wikipédia mostram que aproximadamente 230 milhões de pessoas falam o português, alterando a ordem para a quinta língua mais falada no mundo, no ocidente é a terceira língua mais falada.

O português é falado por cerca de 187 milhões de pessoas na América do Sul, 16 milhões de africanos, 12 milhões de europeus, dois milhões na América do Norte e 330 mil na Ásia.

Na América do Sul a língua é falada somente no Brasil, os países: Argentina, Bolívia (além do idiomas Quíchua e Aimará), Paraguai (além do Guarani), Peru, Uruguai e Venezuela possuem a língua espanhola; Chile, Colômbia e Equador possuem o idioma Castelhano ou Espanhol; Suriname possui o idioma Neerlandês ou holandês; Guiana e Ilhas Malvinas possuem o Inglês como idioma; além do Francês da Guiana Francesa, território ultramarino da França.

Em 2007, estima-se que cerca de 50,1% dos sul-americanos falem o português, correspondendo a 190.011.861 de pessoas, depois o espanhol, com 189.295.750, o inglês, com 769.065, o neerlandês, com 470.784 e por fim o francês, com 203.320. Portanto, o português é ainda o idioma mais falado na América do Sul.

Os sete países do mundo que têm o português como a língua oficial são chamados de lusófonos são eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Como reflexo de povoamentos portugueses, datados do século XVI, o português também é falado em pequenas comunidades como: Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África); Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China); Goa, Diu, Damão (na Índia); Malaca (na Malásia); Timor Leste (na Indonésia) tem, além do português, o idioma tétum como oficial.

No Brasil o total de falantes da Língua Portuguesa é cerca de 191 a 185 milhões de pessoas.

O Brasil é um país monolíngüe, mas o bilingüísmo faz parte da realidade de milhões de brasileiros. Quando os diversos grupos de imigrantes se fixaram no Brasil, a maior parte adotou o português como língua materna a partir da segunda ou terceira gerações.

Enquanto isso, encontramos nas comunidades rurais mais isoladas do Sul do Brasil, parte dos imigrantes que mantém seus idiomas de origem. Nas áreas de colonização alemã no Sul do país se fixaram imigrantes oriundos de diversas partes da Alemanha durante o século XIX. A maior parte desses colonos acabou por adotar o português como língua materna através das gerações, porém ainda existem colônias que ainda falam dialetos de origem alemã.

Na Serra Gaúcha podemos escutar brasileiros falando italiano ou alemão.

O sistema ortográfico adotado atualmente no Brasil é o aprovado pela Academia Brasileira de Letras, na sessão de 12 de agosto de 1943, e simplificado pela Lei nº. 5.765, de 18 de dezembro de 1971.

O nosso alfabeto possui 23 letras, três a menos do que no alfabeto latino (figura abaixo), as quais só podem ser usadas em casos especiais: K, W e Y.


A escrita da língua Portuguesa têm duas variações: européia e a brasileira. A Brasileira é a variação mais estudada no mundo, além de lida e falada, é reconhecida e aprovada pela Academia Brasileira de Letra


No Brasil a Língua Portuguesa chegou com os Portugueses em 1500 e se misturou ao Tupi Guarani e Tupinambá, além de ,aproximadamente, 1500 línguas existentes. Da língua indígena podemos notar algumas palavras até hoje usadas como: Mooca, Tatuapé, Tietê, cutucar entre outras.

Durante a escravidão no século XVI, os escravos, que somavam mais de 100 mil negros, foram trazidos da África para o cultivo da cana de açúcar trouxeram, com eles, a língua Iorubá e o quimbundo angolano que influenciaram a Língua Portuguesa.

Com a chegada dos imigrantes: italianos, japoneses, espanhóis, holandeses e outros a diversidade da língua aumentou. O que observamos é que a Língua Portuguesa é falada em todas as regiões mas, percebemos que determinados objetos possuem sinônimos diversificados dependendo da região brasileira como a mandioca conhecida como: aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala. Em espanhol é chamada usualmente de yuca.

Por causa da diversidade histórica a Língua Portuguesa no Brasil possui muitos dialetos, cada região brasileira têm uma forma especial de falar e se comunicar com a Língua.

Temos os seguintes dialetos: Caipira, Cearense (Ceará) , Baiano (Bahia), Fluminense (Rio de Janeiro) , Gaúcho (Rio Grande do Sul), Mineiro (Minas Gerais), Nordestino (o Recife e as cidades do Nordeste brasileiro têm falares próprios) , Nortista (estados da região Norte do Brasil como o Amazonas), Paulistano (São Paulo), Sertão (Goiás e Mato Grosso), Sulista (Santa Catarina, Paraná e Curitiba que possui um dialeto próprio principalmente no litoral Catarinense), “Manezinho da Ilha” (Florianópolis).

Os aspectos gramaticais também se modificam entre as regiões brasileiras.

Se você conhece palavras que se diferenciam entre as regiões brasileiras escrevam para nós e faremos uma comparação cultural!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário