Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pensamentos ao vento

Como é bom, acordar bem cedo, abrir a janela, sentir o calor do sol e o vento a tocar meu rosto.

O vento, sopro da vida, testemunha única dos pensamentos,leva e trás meus desejos, minhas angústias.

A vida.. para mim, tão misteriosa,tã ardilosa. Apesar de difícil de ser vivida, de ser compreender,nunca foi tão desejada, tão valorizada.

Sei que um dia terá um fim. 80 anos é a expectativa atual de sua duração. É pouco! tenho tanto que aprender , tanto pra fazer, tanta coisa pra ver. O problema é que somos muito lentos. Alguns de nós, tão lentos, que quando acordamos já é tarde demais. É hora de dormimos o sono eterno. e então só nos resta lamentar.

Estou agora com 46 anos, já vivi metade da minha existência. Tenho medo da morte? tenho sim. Existem tantas coisas que deixei de fazer, tanto ainda pra ver.

Não sei se terei muito tempo ainda. Isto não posso escolher. Me foi dada a vida de presente,mas não o poder de decidir o quanto vou viver. Porém posso escolher como viver.

Viver o hoje, cultivar os bons relacionamentos, prestar atenção nas coisas, nas pessoas, para mim,é essencial.

Aproveitar a vida, nem sempre é estar em movimento, as vezes é preciso ficar parado, em silêncio para ouvir a vós que vem de dentro de nós. Assim podemos pensar e repensar nossas atitudes e as atitudes dos que nos rodeiam.

É preciso tomar cuidado coma palavras, pensar no poder que elas tem antes de pronunciá-las. As palavras podem servir para animar,fortalecer,corrigir algo, ou alguém. mas uma só palavra, solta na hora errada, de maneira errada, também pode enfraquecer, destruir.

Cuidado com aqueles que falam demais, sem pensar. Aqueles que te enchem de conselhos, que tem sempre soluções imediatas para seus problemas. Procure observar, analisar, ver se estas pessoas são capazes de solucionar seus próprios problemas, ou estão apenas te usando para ocultá-los de si mesmos.

Se não conhecermos a nós mesmos e não formos capazes de resolver nossos problemas, quem mais o será?

Nossos problemas estão relacionados com o modo que enxergamos o mundo, com o que sentimos e pensamos.

Se ninguém sente e pensa igual, os problemas não são iguais, portanto as soluções também não serão.

Os conflitos existem dentro de nós. cabe a nós entrar em contato com eles, e se, não conseguimos livrar-nos deles , devemos ao menos procurar conviver com eles, da melhor maneira possível.

Quando conseguimos isso, passamos a nos amar, a apreciar a nossa própria companhia, e como consequência,aprendemos também a amar,a aceitar melhor os outros, ou ao menos, respeitar a maneira de ser de cada um.

Isso não significa que aceito o inaceitável, que abandono os meus principios, meus conceitos , que acho tudo normal.
Significa apenas que tento compreender o porque de cada um ser do jeito que é.

Na verdade acredito que somos a nossa essência, misturada com as circunstâncias que nos envolvem, e as atitudes das pessoa que nos rodeiam. Por isso somos tão diferentes.

As vezes duas pessoas vivem a mesma situação circunstâncial,e convivem com a mesmas pessoas, mas reagem aos acontecimentos da vida de forma desigual,devido a sua essência, unica por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário