Páginas

domingo, 18 de maio de 2014

Perdas e ganhos

A minha oncologista e a enfermeira responsável pelas aplicações da quimioterapia já haviam confirmado que a perda de cabelo iria acontecer. Só  não sabiam dizer como, nem quando. Eu carregava comigo ainda a esperança que ele não caísse por completo e me recusava a ficar experimentando perucas, bonés lenços ou chapéus. Oito dias após a primeira sessão comecei a notar que eles começavam a cair. Fomos a um salão e cortamos o mais curto possível. Ainda não havia me convencido de eu ficaria sem um fio de cabelo na cabeça. Não importa os argumentos   que os outros usassem para me consolar; ´´- O cabelo nasce de novo``..``- A vida é mais importante que o cabelo``, ou até dos mais francos: -`` você nunca teve cabelo comprido e bonito mesmo.. não vai fazer muita diferença. Rsrsrs``. Nada diminuía a tristeza que eu sentia., Passado mais uns três dias, tufos de cabelo começaram a ficar no travesseiro, ou cair por toda a casa. Na hora do banho é que eu sentia o maior drama. Passava o shampoo e quando enxaguava esfregando as mãos na cabeça, a banheira ficava cheia de pequenos fios que iam se soltando aos montes. Era como se o couro cabeludo estivesse apodrecendo, se tornando incapaz de segura-los. Era cabelo na cama, cabelo no chão, cabelo na mesa, um horror. Então não havendo outra saída, com a ajuda do meu genro e da minha filha, nos livramos dos poucos fios que tentavam resistir e por fim passamos a máquina zero. Tive vontade de chorar, fazer drama, mas achei que era coisa para filme ou  novela, e desisti.  No domingo seguinte ao fato, esperava apenas uma amiga que havia ligado dizendo que viria para o lanche da tarde;  mas fui surpreendida com a chegada de mais e mais amigas, trazendo pratos de comida vegetariana e plantas nas mãos.  Era a ´´Garden`s Party´´ , . [Festa do jardim], uma festa surpresa que minha filha havia planejado para mim. Conversamos, comemos coisas leves e saudáveis e rimos muito. Me senti amada, encorajada e ainda ganhei quase tudo para dar inicio ao projeto da construção da nossa própria plantação de ervas, que há tempos havíamos planejado, mas que ainda não havia saído do papel. Este domingo foi especial para mim. Com certeza vou guarda-lo na memória por toda vida. Perdi meus cabelos, porem ganhei a satisfação de sentir que sou amada e tenho vários familiares que se preocupam  com a meu bem estar e torce para que consiga superar a doença.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário